Evento aconteceu em cinco cidades do estado e reuniu mais de 2 mil corredores
São Luís – Mais de 2.300 corredores de todas as idades participaram da 1ª Corrida Nacional do SESI, promovida pelo Conselho Nacional do SESI, que teve largada na manhã desta quinta-feira para industriários e suas famílias, membros da comunidade, idosos e pessoas com deficiência, nas cidades de Açailândia, Caxias, Rosário, Imperatriz e São José de Ribamar, na Grande São Luís. A edição deste ano foi realizada nas distâncias de 5 km e 10 km, com participação de pessoas de ambos os sexos. Para os iniciantes no esporte, também houve caminhada de 5 km.
O evento ocorre em quase todo o Brasil e tem como objetivo incentivar a prática de atividades físicas entre trabalhadores, a comunidade e o setor industrial. Além disso, a iniciativa contribuiu para a arrecadação de alimentos não perecíveis, que serão destinados a instituições sociais locais. No Maranhão, foram arrecadadas 4 toneladas de alimentos.
A Corrida Nacional do SESI é um evento esportivo promovido pelo Conselho Nacional do SESI, ocorrendo simultaneamente em 22 estados, incluindo o Maranhão. Ao todo, mais de 35 mil competidores participam das provas nas unidades do SESI em todo o Brasil. A competição é voltada para corredores profissionais, amadores e demais interessados, oferecendo percursos de 5 km e 10 km, além de caminhada.
Durante a programação, o SESI também levou suas unidades móveis de saúde, oferecendo gratuitamente serviços como consultas médicas, circuito saúde, aferição de pressão arterial, testes de glicemia, antropometria, avaliação com bioimpedância e atendimentos odontológicos. As ações reforçam o compromisso da instituição com a prevenção e o bem-estar da comunidade trabalhadora.
Para o coordenador de Projetos do Conselho Nacional do SESI, Luiz Roberto Moselli, a corrida celebra a missão do SESI em servir o trabalhador por meio da promoção da saúde.
“Estamos felizes em poder participar desta grande festa voltada para o trabalhador. Em nome do nosso presidente do Conselho, Fausto Augusto Junior, só temos a agradecer ao SESI-MA pelo belo trabalho entregue neste dia tão importante”, destacou Luiz, que também percorreu seus 5 km na corrida.
“Estamos felizes em contar com essa parceria com o Conselho Nacional do SESI e em poder fazer essa festa ainda mais bonita para os trabalhadores maranhenses!”, destacou o superintendente interino do SESI-MA, César Miranda.
Para o presidente da FIEMA e diretor regional do SESI, Edilson Baldez, a celebração concretiza o trabalho desenvolvido pelo SESI-MA. “Nós só temos a agradecer ao Conselho Nacional do SESI por ser esse parceiro importante neste grande evento, que no Maranhão realizamos paralelamente em cinco cidades, e que reforça a marca e a presença do SESI como referência em promoção da saúde e segurança do trabalhador.”
“Comecei a correr buscando resultados através do meu esforço e dedicação. É muito gratificante ver isso se concretizando com esse prêmio”, contou, emocionada, Emanuelly Barros, analista de SGI na Solar Coca-Cola, que conquistou o 1º lugar na categoria indústria 10 km feminina. “Essa é minha segunda participação. No ano passado, corri os 5 km e agora consegui vencer nos 10 km. É uma alegria imensa representar minha empresa e ver meu esforço reconhecido. Minha dica é: pratique atividade física. Ela transforma, traz saúde e te leva a conquistas que parecem impossíveis.”
Já no masculino, o primeiro lugar na categoria indústria 10 km ficou com Antônio Renato Cruz Nonato, gerente de produção da AçoFyber. Participante veterano da corrida, ele celebrou a conquista com entusiasmo:
“Essa foi a primeira prova da minha vida. Comecei em 2009, motivado por colegas da empresa. Hoje estou com 59 anos, corro há 17, e foi o SESI que me deu esse pontapé para mudar de vida. Eu era sedentário, pesava 88 kg, bebia muito. Com 42 anos, decidi mudar. Nunca é tarde para dar um novo começo. Essa é a primeira vez que conquisto o primeiro lugar geral. Estou feliz demais com essa vitória.”
PEDIDO DE CASAMENTO E ANIVERSÁRIO – A corrida também foi palco de ocasiões inusitadas, como pedidos de casamento e comemorações de aniversário.
Entre os momentos mais emocionantes do evento, o árbitro de futebol profissional Roberto Sá surpreendeu a assistente social Kássia Moraes com um pedido de casamento ao fim da prova. “Nos conhecemos aqui na corrida do SESI, exatamente há um ano, e eu escolhi esse momento e esse lugar especial para pedir a mão dela em casamento. Tá feito o pedido!”, declarou Roberto, emocionado.
O químico aposentado José das Graças, que corre há mais de 20 anos nas corridas do SESI Maranhão, fez questão de percorrer seus 5 km e comemorar seus 76 anos de idade.
“Corro no SESI há muitos anos e fico feliz de poder correr e comemorar mais um ano de vida”, ressaltou seu José, que enfatizou ser transplantado.
Além da corrida, a programação continuou com a Festa do Trabalhador do SESI-MA ao longo do dia, com diversas atrações culturais, como a banda Samba de Tamarineira, em São Luís, numa parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, e torneios esportivos de diversas modalidades em todo o estado.