Estudo avalia habilidades de crianças na pré-escola e busca aprimorar diretrizes pedagógicas no Brasil
SÃO LUÍS – O Serviço Social da Indústria (SESI) do Maranhão está participando de um estudo internacional promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O International Early Learning and Child Well-being Study (IELS) visa avaliar aspectos fundamentais do desenvolvimento infantil, como linguagem, raciocínio matemático, autorregulação e habilidades socioemocionais de crianças na faixa etária de 4 a 5 anos. A pesquisa envolve a aplicação de avaliações em 14 escolas da rede SESI em sete estados brasileiros. No Maranhão, duas escolas estão diretamente envolvidas na pesquisa: a Escola SESI São Luís, na capital maranhense, e a Escola SESI Araçagi, no município de São José de Ribamar.
Ao todo, aproximadamente 360 crianças, além de professores e responsáveis, participarão da avaliação, que busca oferecer um diagnóstico aprofundado da Educação Infantil na instituição. A iniciativa é parte de um esforço maior para reformular diretrizes pedagógicas e contribuir com dados relevantes para a formulação de políticas públicas voltadas à primeira infância no Brasil. No Maranhão, a escuta já iniciou e deve ser concluída até o dia 27 de junho. Ao todo, 60 estudantes de cada uma das Escolas SESI, São Luís e Araçagi, serão ouvidos.
Ana Luiza Amaral, pesquisadora do Departamento Nacional do SESI, destacou a importância da pesquisa durante a aplicação das avaliações. “Essa pesquisa pode contribuir em muito para novas diretrizes da educação infantil na Rede SESI em particular e no Brasil de maneira geral”, afirmou. A avaliação, que começou no dia 15 de junho e deve ser concluída em todo o país até 4 de julho, é uma oportunidade valiosa para entender como os primeiros anos de vida influenciam o futuro das crianças.
A coordenadora de Educação do SESI Maranhão, Vanda Marli, explicou que a pesquisa trará um retrato da Educação infantil no país que oportunizará o entendimento sobre a importância das primeiras experiências de vida da criança para o seu desenvolvimento cognitivo e apontará caminhos para uma educação mais igualitária.
A capacitação dos pesquisadores responsáveis pela aplicação da avaliação foi realizada no dia 13 de maio, na Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN). O encontro teve como objetivo alinhar estratégias e garantir a integração entre os envolvidos, assegurando que a aplicação da pesquisa ocorra de forma eficaz e padronizada em todas as escolas participantes.
A participação do SESI Maranhão no estudo da OCDE coloca o estado em um contexto global de avaliação e melhoria da Educação Infantil. A iniciativa é um passo importante para garantir que as crianças tenham acesso a uma educação que promova seu desenvolvimento integral. A pesquisa representa uma oportunidade única de aprendizado e crescimento, tanto para os alunos quanto para os educadores envolvidos.

