O último dia da Caravana Federativa, na sexta-feira (12), contou com a presença do presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), Roberto Costa, que conversou com autoridades, representantes do Governo Federal, do Governo Estadual, movimentos sociais e com o público que acompanhou os dois dias de atividades, em que Brasília se mudou para São Luís para atender prefeitos e prefeitas maranhenses.
A segunda edição da Caravana no Maranhão superou todas as expectativas e bateu recorde de inscrições, com mais de 8 mil inscritos, entre prefeitos, gestores e vereadores. Durante os dois dias, os municípios tiveram acesso direto aos ministérios e órgãos federais para resolver pendências, buscar programas e firmar parcerias que vão impactar diretamente a vida da população. Além do atendimento nos estandes, a programação incluiu oficinas, painéis técnicos e atividades culturais, reforçando o compromisso com o fortalecimento do municipalismo.
A prefeita de Buriti Bravo, Luciana Leocádio, destacou os resultados positivos conquistados durante o encontro:
“Estou aqui no Ministério do Turismo, onde estamos garantindo o recurso de R$ 1,5 milhão para a nossa praça de eventos e mais R$ 200 mil para a realização de outras ações. Foi um encontro muito importante porque nos trouxe a oportunidade de estarmos próximos aos ministérios. Também estive no Ministério das Mulheres, trocando informações e conhecimentos. A Caravana foi muito produtiva para o nosso município.”
A parceria entre o Governo Federal, o Governo do Maranhão e a FAMEM se consolidou como um modelo de cooperação que gera frutos concretos para os municípios.
Encerrando o evento, o presidente da FAMEM, Roberto Costa, ressaltou a relevância da iniciativa e o apoio do presidente Lula e do governador Carlos Brandão.
“A Caravana Federativa é um marco para os municípios maranhenses. É a prova de que, quando o Governo Federal, o Governo do Estado e a FAMEM se unem, conseguimos criar um ambiente de diálogo e resultados concretos para prefeitos e gestores. Essa aproximação evita deslocamentos até Brasília, acelera soluções e fortalece as administrações municipais. Mais do que um evento, é a demonstração de que juntos conseguimos transformar a vida da nossa gente.”