As oportunidades estão distribuídas em três cursos
SÃO LUÍS – O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Maranhão (SENAI-MA), viabilizado pelo Programa de Gratuidade Regimental, oferece 85 vagas gratuitas para cursos de qualificação profissional, na unidade do SENAI Monte Castelo, em São Luís. A oportunidade atende pessoas de baixa renda interessadas em desenvolver habilidades para ingressar no mercado de trabalho. As inscrições devem ser realizadas entre os dias 12 e 20 de janeiro.
O Edital nº 03/2026 oferta o preenchimento de 30 vagas para os cursos de Eletricista Industrial e Instalador e Reparador de Redes de Computadores, já para o curso de Operador de Computador são oferecidas 25 vagas. Os cursos possuem carga horária entre 220h e 240h, no turno matutino, e com realização em formato presencial. O início das aulas está previsto para fevereiro.
Os pré-requisitos básicos para participação no processo estão relacionados à escolaridade e à idade dos candidatos. Para o curso de Eletricista Industrial é necessário ter concluído o Ensino Fundamental I e idade mínima de 18 anos. O curso de Instalador e Reparador de Redes de Computadores é uma oportunidade para jovens que já concluíram o Ensino Fundamental e com idade mínima de 16 anos. Já o curso de Operador de Computador exige a conclusão do Ensino Fundamental I e no mínimo 14 anos completos.
As inscrições devem ser realizadas de forma presencial, no Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) Raimundo Franco Teixeira, localizado na Avenida Getúlio Vargas, bairro Monte Castelo, entre os dias 12 e 20 de janeiro, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Para se inscrever, o candidato deverá apresentar original e cópias das documentações: autodeclaração de baixa renda, carteira de identidade e CPF, declaração de matrícula ou certificado de conclusão do ensino fundamental, comprovante de residência, entre outros.
O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 26 de janeiro. Outras informações podem ser acessadas no edital completo, disponível no endereço https://www.fiema.org.br/edital03/2026.

