Iniciativa reconhece competências por meio da Certificação Técnica de Nível Médio
SÃO LUÍS – Você é um profissional que atua em uma área há muito tempo, desenvolveu suas habilidades na prática e por meio da experiência, mas não possui certificação? O Projeto de Certificação Técnica Profissional de Nível Médio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Maranhão (SENAI-MA) reconhece formalmente seus conhecimentos e amplia as chances de inserção no mercado de trabalho por meio da validação oficial na sua área de atuação.
O SENAI-MA já oferece certificação nas áreas técnicas de Mecânica, Eletromecânica e Edificações, no SENAI Distrito Industrial, em São Luís. Este ano, o programa foi ampliado com o reconhecimento em mais duas áreas: Técnico em Eletrotécnica e Técnico em Eletrônica, no SENAI-MA Monte Castelo. O processo de certificação é composto por etapas que avaliam, de forma criteriosa, os conhecimentos do candidato. O interessado realiza a inscrição e passa pela primeira fase, de acolhimento, quando são apresentadas as etapas do processo e realizada uma entrevista para levantamento do histórico profissional.
As avaliações práticas fazem parte da etapa seguinte, quando é verificado se o candidato demonstra domínio das competências técnicas exigidas na área pretendida. Essa avaliação é realizada por meio da execução de tarefas em ambiente simulado, com a utilização de instrumentos, máquinas e materiais específicos de cada área.
Janainna Pinheiro, assessora técnica do SENAI-MA, destaca a importância da iniciativa para os profissionais e para a indústria maranhense. “Muitos profissionais dominam completamente uma função, mas não conseguem avançar profissionalmente por falta de um certificado. O projeto tem o objetivo de reconhecer esse saber, transformando esse conhecimento em formalidade, valorizando o profissional e garantindo ao mercado de trabalho uma mão de obra qualificada”, afirma Janainna.
Esse é o caso de João Marcos Andrade, que atua no mercado de eletrotécnica há nove anos. Ele avalia que a falta de um certificado o impedia de assumir cargos em empresas. “Depois da conclusão da certificação em Eletrotécnica, no SENAI-MA, surgiram várias oportunidades. O processo permite que o aluno desenvolva não apenas conhecimentos teóricos, mas, principalmente, habilidades práticas e comportamentais. Além disso, valoriza as competências já adquiridas, incentiva a autonomia e o pensamento crítico, contribuindo para uma formação mais completa e alinhada às necessidades da indústria”, afirma João.
Ao longo do ano de 2025, 57 profissionais foram certificados, o que reflete a importância do projeto como uma ferramenta de valorização do trabalhador industrial. Para se inscrever, os candidatos devem apresentar os seguintes documentos na unidade do SENAI Distrito Industrial ou Monte Castelo: certificado e histórico escolar do Ensino Médio, RG e CPF, comprovante de endereço atualizado e carteira de trabalho que comprove a experiência profissional exigida.

