Em uma solenidade concorrida, que reuniu autoridades de diversos setores, familiares, amigos e admiradores, o juiz de Direito e escritor Osmar Gomes tomou posse, oficialmente, como presidente da entidade para o biênio 2026–2027._
Ao assumir o cargo, Osmar Gomes destacou o compromisso com a cultura, a cidade de São Luís e a valorização da literatura maranhense. “Assumir a presidência da Academia Ludovicense de Letras não é um ato de vaidade nem de poder; é, antes de tudo, o sonho de servir à cultura, à nossa cidade de São Luís e à sua gente. Seguiremos firmes na missão de manter a ALL como um farol da nossa Atenas Brasileira, um espaço de diálogo, portas abertas e renovação constante”, declarou, aplaudido pelos convidados.
A posse festiva da nova Diretoria e do Conselho Fiscal, concomitantemente com a abertura oficial do ano acadêmico da instituição, lotou o auditório do Fórum Desembargador Sarney Costa (Calhau), na noite de quinta-feira (5), inaugurando um novo momento na história da ALL — Casa de Maria Firmina dos Reis.
Participaram da solenidade membros de academias de letras de diversas regiões do Maranhão e de outros estados, além de escritores, artistas, poetas, advogados, entidades militares, culturais, religiosas, representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, do Ministério Público, da OAB e do público em geral. Entre as autoridades presentes estavam o ex-governador João Alberto; o ex-presidente estadual do MDB, Marcos Brandão; o presidente e o vice eleitos do Tribunal de Justiça do Maranhão, Ricardo Duailibe e Gervásio Santos; o presidente da OAB-MA, Kaio Saraiva; o desembargador federal Alberto Tavares; os deputados estaduais Osmar Filho e Dr. Yglésio; os vereadores de São Luís Clara Gomes, Nato Júnior e Octávio Soeiro; o presidente da Academia Maranhense de Letras (AML), Lourival Serejo; e o presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, José Augusto Oliveira, entre outros.
Homenagens e reconhecimento
Durante a cerimônia, o então presidente da ALL, Sanatiel Pereira (gestão 2024–2025), fez a transmissão oficial do cargo. Em seguida, a desembargadora e membro da Academia, Sônia Amaral, destacou a trajetória pessoal e literária do novo presidente. Osmar Gomes também recebeu homenagens da Academia Maranhense de Letras Infantojuvenil e da Cia. Joana Bitencourt. O Coral São João também se apresentou aos convidados.
Novos rumos para a ALL
A Academia Ludovicense de Letras completa 13 anos de fundação em agosto de 2026 e inicia uma nova fase com metas audaciosas. A nova diretoria é composta por Roberto Franklin (vice-presidente), Vinícius Bógea (secretário-geral), Francisco Batalha e Mirian Angelim (1º e 2º secretários), André González e Vavá Melo (1º e 2º tesoureiros). O Conselho Fiscal é formado por Sanatiel Pereira, Daniel Blume e Ceres Fernandes, tendo como suplentes Jucey Santana, Dilercy Aragão Adler e Agenor Almeida.
O plano de gestão é dividido em eixos, em que se destacam a disseminação da produção literária, a aproximação da Academia com a população, o fortalecimento do diálogo com escolas, universidades e espaços culturais, além da articulação com poderes e instituições para ampliar a atuação da ALL no desenvolvimento intelectual e social de São Luís.
“Nossa gestão não será de muros, mas de pontes. Uma academia que dialogue com os azulejos do passado, mas que não tenha medo do grafite que conta as histórias de hoje nas periferias da nossa ilha”, afirmou o presidente.
O plano prevê ainda o fortalecimento da produção literária local e regional, a promoção de atividades formativas e criativas, a ampliação de parcerias institucionais e intercâmbios culturais com países de língua portuguesa e nações historicamente ligadas a São Luís, como Portugal, Espanha, França e Inglaterra.
Entre as prioridades estão a busca por uma sede própria; a criação da Biblioteca Professor Wilson Pires Ferro, inaugurada em 22 de fevereiro; a implantação do Clube do Livro; a preservação da memória literária maranhense; o incentivo à produção e ao lançamento de obras dos membros; e a participação ativa da Academia em eventos culturais locais e nacionais.
Sobre Osmar Gomes
Magistrado, escritor e cronista, Osmar Gomes, 63 anos, nasceu em Cajari (MA). Imortal da ALL desde a sua fundação, ocupa a cadeira nº 14. É autor de dezenas de livros, poemas, artigos literários e científicos, com participação em eventos nacionais e internacionais, além de premiações em importantes bienais do livro, como as de São Paulo e Rio de Janeiro.
A Academia Ludovicense de Letras
Fundada em 10 de agosto de 2013, a ALL – Casa de Maria Firmina dos Reis — reúne atualmente 40 membros, entre confrades e confreiras, de diferentes gerações e expressões literárias. Criada no contexto das comemorações dos 400 anos de São Luís, a instituição tem sua história ligada à preservação da memória cultural da capital maranhense. Já foi presidida por Roque Pires Macatrão, Dilercy Aragão Adler, Antonio Noberto, Daniel Blume, Jucey Santana e Sanatiel Jesus Pereira.




























