Evento reuniu profissionais da imprensa e mulheres empreendedoras na noite de homenagens e reconhecimento ao empreendedorismo maranhense
Público prestigia noite de celebração do empreendedorismo maranhense, durante a entrega dos prêmios Sebrae de Jornalismo e Mulher de Negócios, em evento marcado por reconhecimento e emoção.
Cultura Empreendedora
Sebrae celebra o empreendedorismo com Prêmios de Jornalismo e Mulher de Negócios e lança livro comemorativo
Evento reuniu profissionais da imprensa e mulheres empreendedoras na noite de homenagens e reconhecimento ao empreendedorismo maranhense
Em uma noite de emoções e reconhecimento, o Sebrae reuniu, na última sexta-feira (20), no Multicenter Negócios e Eventos, empreendedores, jornalistas e convidados para celebrar as histórias que fazem o Maranhão se destacar no cenário do empreendedorismo. O evento, marcado pela entrega do 11º Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ) e do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, trouxe à tona o talento e a força de quem transforma sonhos em realidades, além do lançamento do livro “50 anos dos pequenos negócios no Maranhão: do NAI ao Sebrae”, uma obra que eterniza a trajetória de cinco décadas da instituição no estado.
Para o Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão, Celso Gonçalo, as premiações celebram a trajetória de grandes profissionais, de empreendedoras brilhantes e reforça o compromisso do Sebrae com o empreendedorismo maranhense, “nos sentimos muito felizes por este reconhecimento que o Sebrae presta às mulheres empreendedoras, que a cada dia conquistam mais espaço com seus negócios, e também aos profissionais da imprensa, que são grandes parceiros dos empreendedores do nosso Maranhão. Para nós que fazemos o Sebrae Maranhão, muito nos honra este momento tão feliz em que também lançamos um livro importante, que retrata a história da nossa Instituição, os grandes passos dados para apoiar os pequenos negócios. O Sebrae tem o objetivo de melhorar ainda mais a sua atuação, para alcançar ainda mais empreendedores, levando capacitação, orientação e apoio”, concluiu.
Reconhecimento à imprensa maranhense no Prêmio Sebrae de Jornalismo
Na edição deste ano, o Prêmio Sebrae de Jornalismo registrou um número recorde de 116 trabalhos inscritos e 83 finalistas, um salto em relação aos anos anteriores. Os vencedores, que competiram nas categorias Texto, Áudio, Vídeo e Foto, foram reconhecidos por suas contribuições ao contar histórias de empreendedorismo que inspiram e fortalecem o estado. A noite também destacou a nova categoria de Jornalismo Universitário, que envolveu jovens talentos no processo de valorização do protagonismo maranhense.
“O título do livro enfatiza que muito mais do que a constituição de um órgão, tivemos no Maranhão uma importante contribuição em prol de um modelo alternativo de desenvolvimento no Brasil, no apoio ao micro e pequeno negócio. Aqui, a adesão foi da maior importância, liderada pelo Banco de Desenvolvimento do Maranhão, com o seu Núcleo de Assistência Industrial, e por isso, do NAI ao Sebrae”, enfatizou Cursino.
E essa história segue forte: até o fim do mês de agosto deste ano, o Sebrae contabilizou 568.684 atendimentos a empresários e potenciais empreendedores no Maranhão. O número representa um incremento de 70,53% em relação ao mesmo período do ano passado, que registrou 333.462 — uma diferença de mais de 235 mil. A maior parte dos clientes foram atendidos por meio dos serviços digitais do Sebrae, passando de 71.181 em 2023 para 392.086 mil em 2024, considerando somente os oito primeiros meses de cada ano.