Ação faz parte do Programa Praça da Justiça e Cidadania do TJMMA, Justiça Federal e Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial e prefeitura de Grajaú
GRAJAÚ – A cidade de Grajaú, no interior do Maranhão, está recebendo mais uma edição do programa Praça da Justiça e Cidadania, que oferece uma série de atendimentos gratuitos à população, com ênfase nas comunidades indígenas. A ação conta com a participação do SESI Itinerante, em parceria com o Tribunal de Justiça do Maranhão, Justiça Federal, Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial, Prefeitura de Grajaú e mais de 20 instituições públicas e privadas.
Desde quarta-feira (14), equipes do Serviço Social da Indústria do Maranhão (SESI-MA), estão na Praça Frei Alberto Bereta, na Cidade Alta, prestando diversos serviços na área da saúde. A iniciativa segue até a próxima sexta-feira (16), das 8h às 18h.
No local, são oferecidos atendimentos em clínica geral, pediatria, odontologia e oftalmologia, além de exames laboratoriais, eletrocardiograma, oficinas de alimentação saudável, quick massage e atividades culturais. Os atendimentos priorizam as etnias locais, com o objetivo de garantir assistência qualificada e respeitosa às suas especificidades.
Durante a abertura, estiveram presentes autoridades como Cláudio Azevedo, presidente em exercício da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e presidente do Centro das Indústrias do Estado do Maranhão (CIEMA); Diogo Lima, superintendente do SESI-MA; Froz Sobrinho, presidente do TJMA; José Jorge Figueiredo dos Anjos, corregedor-geral do foro extrajudicial; e Gilson Guerreiro, prefeito de Grajaú.
“A participação do SESI neste projeto reforça nosso compromisso com o bem-estar da população maranhense. Estamos atuando com uma equipe completa de profissionais, levando atendimento humanizado, especialmente às aldeias da região”, destacou Cláudio Azevedo.
O superintendente do SESI-MA, Diogo Lima, enfatizou a importância do trabalho conjunto entre diferentes esferas do poder público e entidades civis. “Essa parceria nasceu de uma solicitação feita ao nosso presidente Edilson Baldez, que prontamente atendeu ao chamado. É gratificante somar forças para cuidar da saúde e dignidade do cidadão”, afirmou.
Para o prefeito Gilson Guerreiro, a presença de tantos órgãos no município é motivo de reconhecimento. “É um momento especial para nossa cidade. Essas ações fortalecem a cidadania e levam qualidade de vida à nossa gente. Agradecemos ao SESI e aos demais parceiros por essa colaboração”, disse.
A estrutura montada também oferece apoio na emissão e regularização de documentos civis, como a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) e o Título de Eleitor. Esses serviços são adaptados à realidade das populações tradicionais, respeitando as orientações das lideranças indígenas e facilitando o acesso à Justiça.
Moradora da Aldeia Ipu, Elane Pereira Lopes Guajajara levou sua filha de quatro anos para uma consulta pediátrica. “A doutora foi muito atenciosa. É bom ter esse cuidado perto da gente, para evitar doenças”, contou.
A ação representa um esforço coletivo para promover inclusão, acesso a direitos básicos e valorização da diversidade cultural maranhense.