Mostra foi aberta pela presidente da Alema, Iracema Vale, nesta terça-feira,5, e fica em cartaz para visitação até o fim deste mês, no Memorial Zuleide Bogéa
A Assembleia Legislativa do Maranhão, por meio do Memorial Deputada Zuleide Bogéa, promove, até o fim deste mês, a exposição ‘Leis e Sotaques do Povo Maranhense’. Aberta na manhã desta terça-feira (5), a mostra convida o público a conhecer como o Legislativo Maranhense tem contribuído para valorizar, proteger e dar visibilidade às manifestações culturais do estado ao longo do tempo.
Durante a solenidade de abertura, a presidente do Parlamento Estadual, deputada Iracema Vale (PSB), destacou o papel do Legislativo na preservação das tradições e reforçou o compromisso da Casa com a cultura maranhense.
“O São João, o bumba meu boi, o tambor de crioula, o cacuriá, as danças, tudo isso faz parte da nossa história. E é dever da Assembleia Legislativa ajudar a preservar essas tradições com leis, projetos e iniciativas que respeitem as raízes do nosso estado”, afirmou.
Iracema ressaltou o significado simbólico do Memorial, inaugurado este ano como parte das comemorações pelos 190 anos da Assembleia, e que homenageia a primeira mulher eleita deputada estadual no Maranhão, Zuleide Bogéa.
“Essa iniciativa é uma forma de mostrarmos que a Assembleia está de portas abertas para o povo. O Memorial é um espaço de cultura, de conhecimento e de acolhimento. Um lugar onde a gente se vê, se reconhece e se orgulha de ser maranhense”, completou.

Presidente Iracema Vale com as deputadas Janaína e Cláudia Coutinho, o deputado Enos Costa Ferreira e o prefeito Rildo Amaral no Memorial Zuleide Bogéa
A exposição
A exposição reúne documentos originais, registros históricos, projetos de lei e materiais audiovisuais que ilustram como o Legislativo tem atuado na valorização da cultura popular, com destaque para expressões como o bumba meu boi, o tambor de crioula, o cacuriá, entre outras manifestações.
Coordenadora do Memorial, a arquivista Raquel Arcanjo, explicou que a mostra foi pensada para ser acessível, lúdica e interativa, oferecendo uma experiência envolvente ao visitante.
“A exposição é muito viva, animada e colorida, como o próprio São João da gente. Mas, acima de tudo, ela traz conscientização. Mostra como o cotidiano, as brincadeiras e manifestações culturais só ganharam estrutura e regulamentação porque houve um legislador atento a essas tradições. Convido todos a virem conhecer. Temos visitas guiadas durante todo o horário de funcionamento”, destacou.
Dividida em sete cenários, a mostra reúne painéis com documentos legislativos, expositores, jogos, vídeos, totens interativos e peças relacionadas ao universo das festas populares. A visitação é gratuita e aberta ao público, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Para participar, basta se cadastrar na recepção da Assembleia. Três profissionais estão disponíveis ao longo do dia para conduzir os grupos pelas diferentes etapas da exposição.

Exposição Leis e Sotaques do Povo Maranhense, no Memorial Zuleide Bogéa, na Assembleia Legislativa
A abertura contou com a presença dos deputados Antônio Pereira (PSB), Janaína (Republicanos), Florêncio Neto (PSB), Adelmo Soares (PSB), Cláudio Cunha (PL), Claudia Coutinho (PDT), Enos Costa (Podemos), além do prefeito de Imperatriz, Rildo Amaral.