A sessão solene foi comandada, alternadamente, pelos deputados Rildo Amaral e Antônio Pereira, autores da honraria concedida aos advogados
Em sessão solene realizada nesta sexta-feira (01), no Plenário Nagib Haichkel, a Assembleia Legislativa do Maranhão concedeu a medalha ‘Manoel Beckman’, maior comenda do Poder Legislativo Estadual, aos advogados Charles Henrique Miguez Dias e Vandir Bernardino Bezerra Fialho Júnior. As proposições são de autoria, respectivamente, dos deputados Rildo Amaral (PP) e Antônio Pereira (PSB). Compareceram ao evento diversas autoridades, operadores do direito, familiares e amigos dos homenageados.
O ato solene foi comandado, alternadamente, pelos deputados Rildo Amaral e Antônio Pereira. Compuseram também o dispositivo de honra da cerimônia o procurador-geral do Estado, Valdênio Caminha; e o presidente da OAB/MA, Kaio Saraiva, que destacou a trajetória dos homenageados e agradeceu a presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale (PSB), e ao deputado Rildo Amaral.
“A Casa do Povo maranhense faz, hoje, o reconhecimento do trabalho dedicado e determinado desses dois brilhantes homens, que honram e dignificam a advocacia maranhense. É uma justíssima homenagem prestada pelo Poder Legislativo Estadual não só a esses dois grandes nomes da advocacia maranhense, mas à OAB/MA. Agradecemos imensamente!”, afirmou Saraiva.
Reconhecimento
Na saudação aos agraciados, o deputado Rildo Amaral disse que a concessão da maior comenda da Assembleia Legislativa aos dois advogados, que, hoje, militam em Imperatriz, é o reconhecimento do trabalho que desenvolvem na advocacia imperatrizense e maranhense.
“É uma honra poder homenageá-los pela história que construíram ao longo desse tempo na advocacia. São os dois ludovicenses mais imperatrizenses que conheço. A outorga dessa comenda é um reconhecimento profissional, ético e moral da contribuição que ambos dão à cidade de Imperatriz”, assinalou Rildo Amaral.
Por sua vez, o deputado Antônio Pereira destacou o trabalho profissional de ambos em favor da sociedade imperatrizense. “O exemplo de vocês fica para as próximas gerações. É um trabalho árduo, permanente e pautado na ética profissional e no engrandecimento da advocacia maranhense. Esta Casa, por unanimidade, reconhece o trabalho de vocês na advocacia e os reverencia”, frisou.
Agradecimentos
Charles Dias agradeceu a honraria de forma efusiva. “Esta medalha é do povo de Imperatriz. Agradeço à presidente da Assembleia e, em especial, ao proponente dessa medalha, o deputado Rildo Amaral, pelo reconhecimento. Agradeço a todos os parlamentares que integram o Poder Legislativo Estadual. Estou muito feliz e lisonjeado em receber tamanha honraria”, disse.
Vandir Bernardino também agradeceu a concessão da comenda. “Muito me orgulha receber essa medalha na gestão da primeira mulher a presidir o Poder Legislativo do Maranhão, a deputada Iracema Vale, a quem agradeço.
Homenageados
O advogado Vandir Bernardino Bezerra Fialho Júnior é natural de São Luís, mas reside em Imperatriz desde 1995. Foi homenageado pela Câmara de Vereadores com o título de “Cidadão Imperatrizense”. Iniciou sua história na OAB/MA como orientador do Escritório Experimental. Já exerceu os cargos de presidente e de secretário-geral da Subsecção da OAB de Imperatriz. Foi presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB do Sul do Maranhão. Em 2021, recebeu a maior honraria da advocacia maranhense, a medalha “Antenor Bogéa”. É conselheiro da OAB/MA, no cargo de secretário-geral adjunto, e corregedor-geral para o período 2022-2024.
Charles Henrique Miguez Dias é filho de São Luís. É conselheiro federal reeleito da OAB/MA para o período de 2022-2024. Atua na advocacia de Imperatriz. Tem um legado de trabalho dedicado à advocacia maranhense. No final do triênio 2019-2022, foi homenageado por uma distinção do Conselho Federal da OAB, uma láurea de agradecimento pelo seu comprometimento com as causas democráticas e com o direito de defesa.