A iniciativa da FIEMA visa ao fortalecimento institucional e à articulação estratégica do setor produtivo
SÃO LUÍS – A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) realizou, nesta quinta-feira (18/12), a 3ª edição do Conecta Sindicatos, encontro que reúne lideranças empresariais e representantes do Sistema de Representação da Indústria para discutir desafios comuns e estratégias de fortalecimento institucional. O evento integra a programação do Projeto Inova Indústria, iniciativa da FIEMA e do SEBRAE Maranhão voltada para o aumento da competitividade das indústrias de pequeno porte no estado. Como parte da programação, ocorreu o “Simpósio Comunicação & Indústria: Aproximando quem comunica, quem produz e quem transforma”, com a participação de dirigentes da Federação, do Grupo Mirante e da Equatorial Maranhão.
O presidente da FIEMA, Edilson Baldez, frisou durante a abertura do Conecta Sindicatos a importância do tema central desta edição. “A comunicação não é apenas necessária, mas indispensável para transmitir com assertividade as informações tanto das empresas quanto do setor industrial como um todo”, disse. Celso Gonçalo, presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE-MA e vice-presidente executivo da FIEMA, destacou que o projeto Conecta Sindicatos é uma iniciativa de integração. Já Cláudio Azevedo, vice-presidente da FIEMA e presidente do Centro das Indústrias do Estado do Maranhão (CIEMA), falou da relevância do Conecta Sindicatos para a classe empresarial e para o sindicalismo. Ainda durante a abertura, o superintendente da FIEMA, César Miranda, falou que esse já é um encontro consolidado e que tem o mérito de ter inaugurado uma maneira inovadora de discutir os temas mais significativos para a indústria.
COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA – O “Simpósio Comunicação & Indústria: Aproximando quem comunica, quem produz e quem transforma” teve como debatedor o presidente da FIEMA e como moderador o coordenador de Comunicação do Sistema FIEMA e presidente do Sindicato de Jornalistas de São luís, Leonardo Sampaio. Os palestrantes foram José Jorge Soares, diretor de Planejamento e Relações Institucionais da Equatorial Maranhão; Maria Fernanda Sarney, diretora de Mídias Digitais do Grupo Mirante, e Alex Barbosa, diretor de Jornalismo da TV Mirante. O objetivo foi discutir como a comunicação se tornou elemento estratégico para a competitividade industrial, a gestão da reputação e a articulação com diferentes públicos, da imprensa aos consumidores.
Maria Fernanda falou que em 2026 a comunicação será sobre precisão. Ela destacou a transformação da comunicação publicitária impulsionada pela digitalização e pelo advento da TV 3.0, que integra televisão e internet, permitindo mensuração em tempo real, segmentação de público e compra imediata pelo controle remoto. “A união entre TV e digital potencializa campanhas, deixando-as mais precisas e eficientes; reduz custos e torna a publicidade uma ciência baseada em dados”, enfatizou.
Com a experiência de 23 anos de Jornal Nacional, da TV Globo, Alex Barbosa defendeu durante a palestra que o jornalismo não é naturalmente imparcial. “O repórter tende a partir da defesa dos mais vulneráveis. Daí a importância de uma comunicação ativa por parte de empresas para que suas versões sejam ouvidas. Quando a parte afetada se cala, abre-se espaço para boatos e prevalência da narrativa dos denunciantes, distorcendo a cobertura. O jornalista deve, ao apurar, suspender convicções pessoais e ouvir todos os lados para construir uma versão mais fiel da verdade. A aversão institucional à imprensa costuma resultar em reportagens desequilibradas ou incompletas”, alertou o jornalista.
José Jorge ressaltou a importância da reputação construída ao longo de 20 anos na Equatorial Maranhão, apontando que ela resulta da percepção dos clientes e pode ser destruída rapidamente. Ele citou pesquisas internacionais e nacionais que mostram maior confiança em empresas e detalhou ações práticas da companhia para gerir essa percepção, da unificação das redes sociais a meios tradicionais como carro de som, passando por campanhas de segurança, presença em eventos culturais e educacionais, além de investimentos em infraestrutura. “É necessário se preparar para gerenciar possíveis crises, ter uma mensagem alinhada em todos os estados onde atuamos e segmentar a comunicação conforme o público”, enumerou José Jorge.
Ana Paula Grolli, presidente do Sindicato das Indústrias de Alimentos do Maranhão (SIAMA), disse que como representante de uma categoria é importante saber se comunicar com clareza e verdade. “O simpósio foi uma maneira interessante de conhecer a percepção daqueles que produzem a notícia”, explicou. Fábio Nahuz, vice-presidente executivo da FIEMA e presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Maranhão (Sinduscon-MA), realçou que o evento proporcionou uma troca de experiência entre os profissionais que fazem a comunicação e os empresários e que isso é fundamental para posicionamento das indústrias locais. “Entendemos que comunicação é fundamental e estratégica para o setor industrial. As nossas indústrias precisam investir nessa área”, sugeriu o presidente do Sindicato das Indústrias de Cana, Açúcar e Álcool do Maranhão e Pará (Sindicanálcool)”, Milton Campelo.
RELEVÂNCIA – Durante a 3ª edição deste ano do Conecta Sindicatos, o consultor Raul Loyola apresentou os resultados do Inova Sindicatos, com destaque para impacto econômico e satisfação dos atendidos. Entre janeiro e abril de 2025, a amostragem apontou crescimento médio de faturamento de 32,35% entre empresas acompanhadas de forma contínua e que 83,87% dessas empresas superaram a meta do projeto de crescimento anual de 12%. Outro dado relevante é que o retorno econômico estimado (ROI) do Inova Sindicatos é de aproximadamente 2,70. Ou seja: para cada real investido são gerados R$ 2,70 para a economia.
Inovação tecnológica (Inteligência Artificial, IoT, Big Data), desenvolvimento de competências técnicas e profissionalização, especificidades da reforma tributária para a indústria e sustentabilidade/bioeconomia, com foco em eficiência energética são as prioridades temáticas levantadas junto ao setor de pequeno porte. Temas esses que estão sendo trabalhados pela FIEMA em várias frentes, como a Expo Indústria Maranhão, em reuniões de Conselhos Temáticos e em agendas com parceiros estratégicos.
