Instituição registra resultados positivos na inserção de jovens no mercado de trabalho, aprendizagem e capacitação de pessoas
SÃO LUÍS – Em 2025, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MA) garantiu resultados expressivos que reforçam o seu papel no desenvolvimento profissional de pessoas, no crescimento de empresas e na cooperação para o avanço industrial do estado. Ao longo do ano, a instituição atuou na capacitação profissional, qualificação de gestores, inserção de jovens no mercado de trabalho e apoio às empresas, por meio de programas que melhoram processos internos, promovendo maior competitividade e inovação.
O Instituto capacitou 2.148 pessoas ao longo do ano de 2025, em diferentes áreas. Desse total, 339 gestores foram qualificados para os desafios de liderança e gestão, fortalecendo a atuação das empresas na competitividade industrial, por meio de metodologias focadas em soluções práticas.
Uma das soluções foi a consultoria empresarial, com destaque para o Programa de Certificação do Maranhão (PROCEM), uma ferramenta do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), operacionalizado junto com o IEL-MA, que ajudou a estruturar a gestão e organizar processos de 55 empresas, em 2.052 horas de orientação.
O programa oferece um suporte personalizado, com diagnóstico e orientações práticas, trabalhadas em cinco áreas de certificação: Qualidade; Saúde e Segurança Operacional; Meio Ambiente; Gestão Financeira; e Responsabilidade Social, habilitando as empresas maranhenses para um melhor atendimento às demandas atuais da indústria.
A empresa VittaJob participou do curso de Formação de Auditor Interno Profissional – SGI, promovido pelo IEL-MA, com o foco no desenvolvimento técnico e na melhoria dos processos industriais, com uma abordagem prática e objetiva que facilitou a aplicação imediata dos conteúdos no dia a dia da empresa, contribuindo para a ampliação da visão sobre gestão de processos, padronização e tomada de decisões baseadas em dados.
“O impacto da capacitação para a VittaJob foi muito positivo e refletiu diretamente na melhoria da organização interna, no fortalecimento da cultura, da qualidade e no aprimoramento dos fluxos operacionais, resultando em mais eficiência, segurança e confiabilidade nos serviços prestados”, afirma Camille Cutrim, analista de Qualidade da VittaJob, empresa de medicina ocupacional.
Além do atendimento às empresas, o IEL-MA, garantiu a inserção de jovens no mercado de trabalho. Em 2025, foram 308 jovens aprendizes direcionados para empresas parceiras da instituição, que também receberam formação, orientação e acompanhamento, garantindo que os primeiros passos desses jovens estivessem alinhados às necessidades do mercado.
Na área de estágio, os números chamam atenção: foram 2.949 estudantes de diversas áreas em atuação. Além disso, foram realizadas 35 ações em instituições de ensino, aproximando os estudantes das empresas e apresentando o universo do mercado de trabalho.
Para Michele Frota, coordenadora regional do IEL-MA, os resultados positivos alcançados em 2025 refletem o aprimoramento das práticas internas da instituição. Segundo ela, houve um investimento consistente na modernização de sistemas e plataformas, no desenvolvimento das equipes para promover um atendimento mais acolhedor, na contratação de novos profissionais alinhados aos perfis das vagas disponíveis, além de uma reestruturação abrangente das infraestruturas tecnológica e física.
Em Imperatriz, onde o IEL-MA encerrou 2025 com 334 estagiários em atividade, 28 jovens aprendizes inseridos no mercado, além de 439 pessoas e 162 gestores capacitados, o desafio para 2026 será superar esses resultados expressivos. Para isso, a instituição pretende fortalecer todos os seus serviços, com ênfase nos programas de aprendizagem e capacitação. A meta também inclui ampliar, de forma mais estruturada, a atuação no escritório de Balsas, inaugurado no ano passado, e consolidar a presença da instituição em todo o estado.


