Quase 80% dos egressos da instituição estão empregados
SÃO LUÍS – Em 2025, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Maranhão (SENAI-MA) registrou mais de 60 mil matrículas em seus serviços educacionais e tecnológicos, formando profissionais para diversas áreas do setor industrial. As ações desenvolvidas ao longo do ano reforçaram a capacidade de atuação da instituição junto à indústria e à comunidade maranhense, com foco em inovação e educação profissional de qualidade.
Com o compromisso de desenvolver competências, habilitação técnica e aprendizagem industrial para a vida social e produtiva, o SENAI-MA ofertou cursos de aprendizagem industrial, qualificação e aperfeiçoamento profissional, contribuindo para o aumento da produtividade industrial e o crescimento profissional dos cidadãos. Em 2025, quase 400 empresas foram atendidas com serviços de educação profissional, tecnologia e inovação. Para a sociedade, programas como o SENAI de Ações Inclusivas (PSAI) e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) profissionalizante, em parceria com o SESI-MA, tiveram papel fundamental na promoção da inclusão e do desenvolvimento social.
O PSAI contabilizou mais de 300 matrículas, com foco na qualificação profissional de pessoas com necessidades educacionais específicas. Já a EJA profissionalizante possibilitou que 339 alunos concluíssem os estudos, integrando formação acadêmica, competências técnicas e socioemocionais, por meio de uma metodologia flexível.
A valorização da pluralidade e da inovação também se refletiu nos formatos de ensino. Por meio do Programa SENAI de Educação a Distância (PSEAD), cerca de 9 mil estudantes se qualificaram para o mercado de trabalho. Na plataforma Futuro.Digital, mais de 50 cursos foram ofertados em diferentes áreas.
A proximidade com o setor produtivo resultou no desenvolvimento de 158 novos planos de cursos customizados, alinhados às demandas reais de empresas e indústrias. Entre os exemplos está o curso de Operação de Poliguindaste, elaborado especialmente para a Alumar.
O ano também foi marcado por eventos estratégicos, como o Mundo SENAI, realizado no Maranhão, e a participação na Expo Indústria 2025, com destaque para a Planta Smart 4.0, oficinas de panificação, o Roadshow do programa Brasil + Produtivo e o Hub SENAI de Inovação.
Reforçando sua autoridade em educação profissional, aproximadamente 80% dos egressos do SENAI-MA estão inseridos no mercado de trabalho, evidenciando a qualidade da formação oferecida e sua aderência às demandas da indústria.
Para o diretor regional do SENAI-MA, Raimundo Arruda, o ano de 2026 será marcado pela consolidação e expansão de iniciativas estratégicas. “Temos a convicção de que será um ano de continuidade do trabalho consistente que vem sendo desenvolvido, com foco na excelência e na inovação da educação profissional”, afirmou.
Segundo Arruda, entre as prioridades estão a inauguração do Hub SENAI de Inovação e Tecnologia, que vai fortalecer a integração entre empresas, startups e instituições de ensino; a continuidade do Plano de Transformação Digital, voltado ao desenvolvimento de competências digitais; a implantação da certificação por competência em todas as unidades; a expansão da oferta de cursos técnicos no Estado; e a ampliação das matrículas do Programa SENAI de Ações Inclusivas, reforçando o compromisso com a equidade e a inclusão.
“Seguiremos reafirmando o papel do SENAI como referência em educação profissional, inovação e apoio ao desenvolvimento da indústria, preparando profissionais para os desafios do presente e do futuro”, concluiu.


