Os alunos ainda apresentaram o samba como expressão da cultura brasileira
SYDNEY (AUSTRÁLIA) – A equipe Unimate, formada por seis estudantes da Escola SESI São Luís, encerrou o primeiro dia do Asia Pacific Open Championship (APOC), etapa internacional da FIRST LEGO League (FLL), na liderança geral da competição, com 450 pontos. O desempenho coloca o Maranhão em destaque em um dos palcos mais prestigiados da robótica educacional no mundo, confirmando o potencial técnico e criativo dos jovens brasileiros.
O Campeonato acontece na Macquarie University – Wattamlagul Campus (North Ride), Sydney, Australiae e segue até sábado (06).
Selecionada após figurar entre as dez melhores do Brasil na etapa nacional da FIRST LEGO League (FLL), a Unimate conquistou o Prêmio de Excelência em Engenharia e agora representa o país ao lado da equipe Eleven, de Rondônia. Juntas, as duas equipes levaram ao evento internacional muito mais que tecnologia: apresentaram aos competidores de diversos países a energia contagiante do samba, promovendo um intercâmbio cultural vibrante e brasileiro.
“Estamos investindo em nossos jovens para que desenvolvam competências do século XXI e se tornem protagonistas em qualquer lugar do mundo”, afirmou Diogo Diniz Lima, superintendente regional do SESI Maranhão, que acompanha a delegação em Sydney.
A competição reúne 70 equipes de diferentes nacionalidades e é focada em soluções práticas com uso de tecnologia, como programação, design de robôs e propostas inovadoras para problemas do cotidiano. Além das disputas técnicas, a programação do evento inclui atividades culturais e visitas guiadas, estimulando a troca de experiências e a formação de redes de colaboração internacional.
A delegação maranhense é composta pelos estudantes Arthur Filipe Borges, Ellen Victoria Fontes, Iara de Monroe Dutra, Isabella Viana de Sousa, Kaik Nunes Rodrigues e Nayara Bastos Sales. Também participam da missão a gerente da Escola SESI São Luís, Antonia Cristina Cunha, e os técnicos de robótica João Mateus Lima de Araújo e Antonino Lisboa Medeiros Neto.
A iniciativa do SESI integra uma estratégia nacional para o fortalecimento da educação científica e tecnológica entre os jovens. Segundo o Mapa do Trabalho Industrial da CNI, o Brasil precisará qualificar mais de 130 mil engenheiros até 2027. Em um cenário que exige cada vez mais profissionais preparados para a era digital, o desempenho da Unimate simboliza o impacto direto de políticas educacionais voltadas para inovação e futuro.