Feira celebra dez anos consolidando o Maranhão como polo de inovação, tecnologia e negócios
SÃO LUÍS – A 6ª edição da Expo Indústria Maranhão encerrou com um público recorde de mais de 60 mil visitantes, que circularam pelo Multicenter Negócios e Eventos, em São Luís, entre os dias 2 e 5 de outubro. Realizada pelo Sistema FIEMA (CIEMA, SESI, SENAI, IEL e Federação) e Confederação Nacional das Indústrias (CNI), com correalização do Sebrae-MA e do Governo do Estado, a feira celebrou dez anos de história, reafirmando-se como o maior evento industrial do Norte e Nordeste.
Com o tema “Inteligência Artificial: Uma Nova Revolução”, a edição de 2025 mostrou como a IA já está integrada ao cotidiano das empresas e da sociedade. Para o presidente da FIEMA, Edilson Baldez, o evento foi um marco de aprendizado e transformação. “A inteligência artificial depende da convivência e de muitos aprendizados. Ela não está presente apenas nas empresas, mas também nas nossas vidas, no dia a dia. Na Expo Indústria, especialistas mostraram, em painéis, palestras e rodadas de negócios, diferentes formas de aprendizado”, afirmou.
Segundo Baldez, o legado da feira foi plenamente alcançado ao longo dos quatro dias. “As empresas mostraram seus produtos, fizeram negócios e se conectaram com o público. O tema foi atual e oportuno, refletindo o que há de mais relevante para o futuro da indústria maranhense”, destacou.
EXPERIÊNCIAS MÚLTIPLAS – Com 250 estandes, Expo Summit, Plenarium, Arena de Crédito, Terminal de Inovação, Expo Challenger, Expo Fornecedores e uma ampla praça de alimentação, a Expo Indústria 2025 reafirmou seu papel como um ambiente multisetorial de negócios, conhecimento e lazer. A Expo Indústria é polivalente.
O Expo Summit foi um dos espaços mais concorridos, reunindo painéis e palestras silenciosas sobre sustentabilidade, transição energética e o protagonismo do Maranhão na construção de uma indústria mais eficiente e sustentável. Já a Arena Crédito concentrou oportunidades de negociação e orientação financeira, enquanto as rodadas de negócios geraram conexões estratégicas entre empreendedores, investidores e instituições
A presença do governador Carlos Brandão, do prefeito de São Luís, Eduardo Braide e do presidente da CNI, Ricardo Alban, reforçou o diálogo entre o setor produtivo e o poder público. “A comunicação é facilitada quando há o interesse conjunto em criar um ambiente propício para discussão de novos e atuais negócios”, ressaltou o presidente da FIEMA.
EDUCAÇÃO E INOVAÇÃO – A feira também foi um espaço de formação e de construção de uma cultura voltada à inovação. O Serviço Social da Indústria do Maranhão (SESI-MA) apresentou novas metodologias de ensino adaptadas às demandas do mercado industrial maranhense. “Mudamos a forma de ensinar e de aprender. A nova geração quer ferramentas, não apenas conteúdo. Por isso, nossos cursos são baseados em pesquisas com empresas locais”, enfatizou o superintendente interino do SESI-MA, César Miranda.
Além do estande do SESI, o público conheceu as iniciativas do SENAI no campo da inteligência artificial. Por meio de palestra com Giseli Araújo, foi apresentada na Expo Indústria Maranhão a plataforma NAI, que será lançada em janeiro de 2016. No estande do SENAI, foram apresentados projetos de alunos e professores com aplicação para IA. Além da edição maranhense do RoadShow Brasil Mais Produtivo. Para o diretor regional do SENAI Maranhão, Raimundo Arruda, o SENAI tem atuado em muitas frentes. O que buscamos levar aos nossos alunos é um tipo de aprendizado que os capacite a transformar a indústria no Maranhão. Na Expo Indústria, conseguimos apresentar um pouco de nosso trabalho intenso”, comenta.
No estande do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), os visitantes da Expo Indústria Maranhão conhecerão as principais atividade da entidade, voltada para conectar e desenvolver pessoas e empresas, oferecendo serviços como programas de estágio, jovem aprendiz, capacitação empresarial e soluções para inovação. A proposta atendeu ao esperado, conforme a coordenadora regional do IEL-MA, Michele Frota: “Queríamos que o público vivenciasse, de forma lúdica, quais competências são essenciais para o mercado de trabalho, e possibilitamos isso”, afirmou.
EMPRESAS E HISTÓRIAS – Entre os expositores, a FerroNorte participou pela primeira vez e celebrou resultados expressivos. Com cinco lojas em São Luís, o grupo fechou contratos que somam 500 toneladas de ferro. “Este é o nosso primeiro ano na Expo Indústria e tivemos nossas expectativas plenamente atendidas”, contou Ana Patrícia Raiol, gerente da unidade FerroNorte Guajajaras.
O Sebrae-MA, correalizador do evento, foi outro destaque, apresentando soluções para micro e pequenas empresas e indústrias de todo o estado. “Uma feira como a Expo Indústria permite que pequenas empresas aprimorem processos e eficiência energética, reduzindo custos e ampliando competitividade”, avaliou o diretor técnico do Sebrae-MA, Mauro Borralho.
