Na manhã de quinta-feira, 11, o presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), Roberto Costa, participou da abertura oficial da Caravana Federativa, realizada pela segunda vez no Maranhão, no Multicenter Sebrae, em São Luís. O evento registrou recorde de inscrições neste ano, com mais de 8 mil inscritos, e ainda contou com a presença de mais de 30 ministérios.
Na mesa de abertura, estiveram presentes, além do presidente da FAMEM, Roberto Costa, o governador do Maranhão, Carlos Brandão; o vice-governador Felipe Camarão; os ministros Márcio Macedo (Secretaria-Geral da Presidência da República), Márcia Lopes (Mulheres), Wolney Queiroz (Previdência Social) e André Fufuca (Esportes); o secretário especial de Assuntos Federativos da SRI, Júlio Pinheiro, representando a ministra Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais); a presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale; o gerente da SEAF/SRI para o Nordeste, José Ilario Marques, além de senadores, deputados e representantes de movimentos sociais.
21 agências e bancos federais estão à disposição dos prefeitos e gestores para tratar de programas, convênios e iniciativas do Governo Federal. A programação segue até esta sexta-feira, 12, com palestras e atrações culturais.
Exemplos práticos já mostram a efetividade do encontro. O prefeito de Olinda Nova do Maranhão, Valdenir Diniz, relatou que conseguiu resolver pendências antigas de sua cidade junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE):
“Fui muito bem orientado e consegui solucionar questões que estavam paradas há anos. Esse evento é uma oportunidade única, onde todos têm acesso direto às informações e soluções. Agradeço ao Governo Federal, ao Governo do Estado e, especialmente, à FAMEM, nossa grande parceira.”
A prefeita de Arari, Simplesmente Maria, também reforçou a relevância do encontro:
“Estamos vivendo um momento ímpar, recebendo os ministérios em nosso estado para atender às necessidades dos municípios. Isso fortalece nossa gestão local e nos dá tranquilidade para avançar. A FAMEM foi fundamental para que isso se tornasse realidade.”
No primeiro dia, a Caravana Federativa do Maranhão também foi marcada por uma série de entregas, assinaturas de convênios e anúncios de programas e recursos federais que serão destinados ao estado.
Galeria de fotos Portfólio Vip