Evento promovido em parceria com o PDF, apresentou novidades para garantir processos
A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), em uma ação do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Maranhão (PDF), em parceria com a empresa Vale, recebeu fornecedores maranhenses para o Fórum sobre Mobilização da Mineradora, na Casa Albano Franco. O encontro foi destinado à orientação e atualização sobre os novos procedimentos da empresa e teve como destaque a apresentação das novas regras do processo de mobilização, com ênfase na Automobilização.
O novo procedimento busca conferir maior segurança e agilidade para fornecedores elegíveis, mantendo critérios que garantam credibilidade na análise documental. Para Helbert Kreitlow, analista de suprimentos da Vale, a iniciativa representa um avanço significativo. “Os recentes avanços que tivemos nessa iniciativa da automobilização facilitam a vida dos nossos fornecedores e tornam o processo mais simples e ágil para todos”, afirmou.
O diretor de segurança da PLAMONT, Marcelo Almeida, também destacou os benefícios da mudança. “Acho um passo importante para reduzir o tempo de liberação dentro da empresa e otimizar o processo interno. Isso trará ganhos tanto para a empresa quanto para o cliente”, ressaltou.
A coordenadora do PDF Maranhão, Camila Belo, frisou a importância do espaço como um ambiente de oportunidades para os fornecedores locais. “Sempre realizamos eventos para promover networking e debater temas relevantes para o mercado”, pontuou.
Durante o evento ainda foi apresentado o Programa Passaporte Industrial do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), que facilita a mobilização de mão de obra terceirizada. O Programa, que utiliza uma plataforma informatizada própria para a gestão de documentos de Saúde e Segurança do Trabalho, reúne empresas de treinamento e clínicas, permitindo a geração de certificados e Atestados de Saúde Ocupacional para os trabalhadores. Essa documentação permite a emissão do passaporte digital pela empresa e a mobilização ágil e segura do trabalhador.
“Criado inicialmente para atender grandes indústrias do Espírito Santo, o programa também já é utilizado aqui no Maranhão. Meu objetivo hoje é expandir o programa para mais clientes e agilizar processos para a Vale”, afirmou Mayanna Paiva, analista do IEL-ES.
O fórum reforçou o compromisso da Vale e de seus parceiros com a inovação e a eficiência nos processos de mobilização, beneficiando fornecedores e otimizando o fluxo de trabalho na cadeia produtiva.