Levantamento visa promover bem-estar psicológico e reduzir sintomas associados a transtornos mentais
SÃO LUÍS – Três indústrias maranhenses, localizadas nos municípios de Caxias, Imperatriz e São Luís, participam do Programa de Saúde Mental para os Trabalhadores e Trabalhadoras do Setor da Indústria. A iniciativa é realizada por meio de parceria entre o Serviço Social da Indústria do Maranhão (SESI-MA), o Conselho Nacional do SESI e o Ministério da Saúde (MS). Os resultados esperados destes programas são fundamentais para o desenvolvimento de ambientes de trabalho mais saudáveis, seguros e produtivos no setor industrial.
As indústrias envolvidas serão avaliadas com o apoio da Plataforma Mentis 360 e do Sistema de Avaliação em Saúde e Segurança do Trabalhador da Indústria (ASSTI). Os dois sistemas serão utilizados para realizar a linha de base, o acompanhamento dos trabalhadores e a análise dos indicadores de depressão, ansiedade e estresse.
O ASSTI contribuirá com dados de saúde e segurança que servirão para integrar os diagnósticos. “Ambas as ferramentas já são utilizadas pelo SESI-MA em ações realizadas nas indústrias”, disse Marcos Botão, coordenador interino de Segurança e Saúde na Indústria do SESI-MA. As indústrias e trabalhadores ouvidos na pesquisa não serão identificados.
A pesquisa também subsidiará a implementação de intervenções conduzidas pelo SESI até setembro de 2026. Estão previstas ações como, Capacitação de Líderes e Liderados em Saúde Mental, Brigada de Emergência Psicossocial, para a média empresa localizada no município de São Luís; Consultoria em Saúde Mental no Trabalho, para pequena empresa de Caxias; e o Circuito Saúde, que funcionará como condição de controle no estudo, para pequena empresa da cidade de Imperatriz.
A Consultoria em Saúde Mental no trabalho, utilizará instrumentos criados pelo Centro de Inovação SESI em Fatores Psicossociais, para mapear o contexto organizacional e a percepção dos trabalhadores. A partir dos resultados, serão apresentados relatórios e orientações de melhoria para cada empresa participante.
Já o Circuito Saúde reunirá atividades educativas e testes de triagem, incluindo bioimpedância, espirometria, acuidade visual e auditiva, entre outros exames previstos pelo SESI. Esses dados serão integrados às demais informações coletadas pelos sistemas, apoiando a tomada de decisão das empresas.
A pesquisa, coordenada nacionalmente pelo SESI em parceria com o Ministério da Saúde, envolve 62 empresas de diferentes portes, em 20 estados, e deve alcançar cerca de sete mil trabalhadores no Brasil. As análises estatísticas buscarão identificar a efetividade das intervenções e possíveis reduções nos sintomas de saúde mental ao longo do período estudado.
Além de compor um conjunto de evidências inéditas sobre saúde mental na indústria, o estudo orientará novas estratégias de atenção integral voltadas ao ambiente de trabalho. Os resultados poderão ser aplicados em iniciativas futuras do SESI e contribuirão para aperfeiçoar políticas internas de promoção da saúde nas empresas participantes.

