Evento reforça cultura artesanal e destaca inovação da indústria regional
SÃO LUÍS – A 4ª edição da Oktobeerfest Maranhão é considerada um dos principais eventos do calendário cultural do estado, reunindo centenas de pessoas em São Luís para celebrar a cultura cervejeira com identidade maranhense. Realizada pelo Sindicato das Indústrias de Bebidas, Refrigerantes, Água Mineral e Aguardente do Estado do Maranhão (Sindibebidas), com parceria institucional do SEBRAE-MA e apoio da FIEMA, SESI e SENAI, Secretaria de Indústria e Comércio (SEINC) e Secretaria de Turismo de São Luís (SETUR), a festa contou ainda com o patrocínio da Cervejaria Dona, BB Mendes Cerâmica e Só Saúde.
Durante dois dias, o evento movimentou o público reunindo 17 cervejarias artesanais, produtores de cachaça, vinho, drinks e gastronomia regional, em um ambiente de confraternização com vila gastronômica, área infantil e atrações musicais como Jamilson Jackson, Original Fire, Hot Mix, DJ Walter Jr., Tropix e Raiz Tribal.
As cervejarias Rambeer, Duobus, Agnes, Urra Beer, Mitológica, Dona, Hopesbeer e DaIlha foram algumas das participantes que representaram o crescimento da cena da cerveja artesanal local. A diversidade também marcou presença com os produtores de cachaça Baronesa, Capotira e Lorena, o vinho Almar e os drinks da marca Revis, ampliando a experiência sensorial do público.
Para Frederico Damiani, sócio-proprietário da Cachaça Baronesa, o evento reafirma a importância de valorizar o produto local. “Nossa cachaça é produzida em Vargem Grande e participar da Oktobeerfest é motivo de orgulho. É um evento maravilhoso e essencial para fortalecer a cultura e os produtos maranhenses”, destacou.
Já Alessandro Maia, sócio da Cervejaria Duobus, lembrou que a marca foi uma das precursoras da Oktobeerfest no Maranhão. “Ver o festival crescer, com apoio institucional, mostra o potencial da cerveja artesanal no estado e o poder de união do setor”, afirmou.
A edição 2025 integrou as ações do Projeto Inova Indústria, iniciativa da FIEMA, em parceria institucional com o SEBRAE e apoio do SENAI e SESI Maranhão. O projeto tem como objetivo impulsionar a inovação, a competitividade e a geração de oportunidades nos setores produtivos do estado entre eles, o de bebidas.
O presidente da FIEMA, Edilson Baldez, destacou a relevância do evento para o fortalecimento da indústria local. “É com grande satisfação que participamos desta edição. Tudo começou com a criação do nosso sindicato de bebidas, que evoluiu e hoje reúne empresas fortes e criativas. Este evento celebra o sucesso e o talento do empresariado maranhense”, declarou.
Representando o Governo do Estado, o secretário adjunto de Programas, Projetos e Relações Institucionais da SEINC, Da Hora Júnior, reforçou o papel do poder público no incentivo ao setor. “Participamos com o Armazém do Empreendedor, uma vitrine para produtos e serviços locais que contribuem para o crescimento dos nossos empreendedores”, afirmou.
A presidente do Sindibebidas e diretora da FIEMA, Tânia Miyake, ressaltou que o festival é resultado da união e do amadurecimento do setor. “A Oktobeerfest é uma celebração da força da nossa indústria de bebidas. Ela mostra o quanto o setor evoluiu, com empreendedores comprometidos com qualidade, inovação e identidade maranhense. É gratificante ver o público valorizando o que é produzido aqui e reconhecendo o trabalho de tantas empresas locais”, afirmou Tânia.
O vice-presidente executivo da FIEMA e presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE-MA, Celso Gonçalo, reforçou o papel estratégico do Inova Indústria na transformação do setor produtivo. “O Inova Indústria é um instrumento de integração e desenvolvimento. Ele conecta empreendedores, instituições e conhecimento para que possamos gerar inovação real, competitividade e novas oportunidades. A presença do projeto na Oktobeerfest mostra que o Maranhão está preparado para avançar em qualidade e protagonismo”, ressaltou.




