Obra vai beneficiar mais de um milhão de pessoas
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Edilson Baldez, participou, nesta quarta-feira (23), da inauguração da primeira etapa da Avenida Metropolitana, uma das principais obras de mobilidade urbana da Grande Ilha de São Luís. A cerimónia de entrega foi conduzida pelo governador Carlos Brandão e contou com a presença de diversas autoridades, deputados estaduais, da senadora Eliziane Gama e do público em geral.
O trecho inicial da avenida, com 1,60 quilômetro de extensão, liga a Vila Funil, no km 2 da BR-135, à Avenida Principal do Conjunto São Raimundo. A via foi projetada para facilitar o deslocamento entre os municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, contribuindo para a melhoria do tráfego e integração urbana na região metropolitana.
Quando concluída, a Avenida Metropolitana funcionará como um novo Anel Viário, promovendo a conectividade de mais de um milhão de habitantes. A obra é executada pelo Governo do Maranhão em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades.
Segundo o governo estadual, a nova via vai permitir economia de tempo e redução de distância no trajeto entre os municípios, ligando estrategicamente a BR-135 (Funil) à Rotatória da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Além dos benefícios logísticos, a iniciativa também impulsiona a geração de empregos diretos, dinamiza o tráfego urbano e facilita o transporte público.