Jornada de Inovação da Feira do Empreendedor promove resolução de problemas do mercado local
Competição reuniu 50 estudantes de instituições da região em imersão de quatro dias. A grande vencedora levou R$ 10 mil para casa.
A Jornada de Inovação foi um dos destaques da Feira do Empreendedor de Balsas, evento realizado pelo Sebrae na cidade de Balsas. O TXM Challenge, entre os dias 27 e 30 de junho, desafiou estudantes universitários a observar o mercado local e propor soluções inovadoras. Em uma competição que reuniu cinco universidades e cinco instituições patrocinadoras, os participantes apresentaram soluções para problemas reais, com a melhor ideia recebendo um prêmio de R$ 10 mil.
A equipe campeã foi do Instituto Federal do Maranhão, campus de São Raimundo das Mangabeiras, que respondeu ao desafio do Senar. A proposta é uma rede social integrada ao aplicativo Senar Play, onde jovens acadêmicos traduzem conteúdos técnicos para uma linguagem mais acessível aos jovens rurais, incentivando a inclusão digital e o desenvolvimento de negócios agrícolas.
“Nosso diferencial é usar uma linguagem simples para facilitar a comunicação entre jovens do campo e acadêmicos, mostrando que a vida no campo pode ser rentável e viável,” explicou Saiury Lima, uma das componentes da equipe.
A equipe da Unibalsas ficou em segundo lugar com uma solução para melhorar a comunicação entre instituições de formação profissional e o setor produtivo, proposto pela Seinc. O projeto visa aumentar a empregabilidade dos jovens através de uma maior integração entre universidades e empresas, por meio de aplicativo que usa a gamificação como incentivo para participação dos jovens e ao mesmo tempo formar um banco de dados para as empresas.
A terceira posição foi conquistada pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), campus de Balsas. A solução é um assistente virtual baseado em inteligência artificial para conectar turistas e empresas locais, atendendo ao desafio da Prefeitura de Riachão.
O TXM Challenge trouxe cinco desafios propostos por diversas instituições parceiras da Feira do Empreendedor. Os desafios tiveram como foco a resolução do Estado e da região, como saneamento básico, acessibilidade no turismo, desemprego de jovens e êxodo rural.
Os desafios propostos foram: Facilitar o acesso ao crédito para saneamento básico, proposto pelo Ceape; Melhorar a comunicação entre instituições de formação profissional e o setor produtivo, proposição da Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (SEINC). Da Prefeitura de Riachão, veio o desafio de criação de roteiros turísticos acessíveis incorporando tecnologias de acessibilidade. Da Secretaria de Estado de Turismo, o de soluções facilitadoras da comunicação entre turistas e fornecedores de transporte turístico, associados à compensação de carbono. E do Senar, o desafio de incentivar jovens rurais a desenvolverem negócios inovadores no setor agrícola e promover a inclusão digital.
Experiência dos participantes – Os estudantes destacaram a importância da jornada para seu desenvolvimento profissional e pessoal. Vitória Pinto, da Unibalsas, mencionou que participar do TXM Challenge foi uma experiência reveladora. “Foi a minha primeira vez em uma competição como essa, e foi incrível. Tudo aqui é novidade, e saber que há espaço para nossas ideias e soluções no mercado é muito motivador. Agora queremos encontrar parceiros para viabilizar nosso projeto.”
Já Ronald Costa Braga, da Universidade Estadual do Maranhão, destacou a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos na universidade. “Foi enriquecedor demais. Participar de um evento como esse nos permite ver de perto os problemas do dia a dia e trabalhar em soluções reais. É emocionante e impactante”.
Legado do desafio
Fabiano Melo, responsável pelo desafio, avaliou positivamente a edição do evento na Feira do Empreendedor de Balsas. “Os participantes foram apresentados a problemas reais e desenvolveram soluções viáveis durante os quatro dias de imersão, com workshops, mentorias e pitches finais,” disse Melo.
As soluções apresentadas agora passarão por uma fase de viabilidade, onde as instituições patrocinadoras avaliarão a possibilidade de implementação dos projetos. “Estamos muito contentes com a hospitalidade e a qualidade das ideias apresentadas pelos alunos,” concluiu Melo.
Organizada sob o tema “Conectar Ideias, Inovar Negócios”, a Feira do Empreendedor 2024 teve três eixos balizadores: Inovação, ESG e Conexões Corporativas. O evento contou com o apoio de patrocinadores e apoiadores, como Governo do Estado do Maranhão, Banco do Nordeste, Prefeitura de Balsas, Vale, Ceape, Sistema Fiema (Sesi e Senai), Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Grupo Mateus.