O plano simboliza um importante passo por um futuro mais digital no SENAI
SÃO LUÍS – Na última segunda-feira (27), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MA) iniciou a 1ª turma de capacitação do Plano de Transformação Digital para colaboradores. A abertura do programa contou com a presença do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Edilson Baldez, do diretor regional do SENAI-MA, Raimundo Arruda, e colaboradores de diferentes setores e unidades do SENAI.
O plano, que é uma iniciativa do Hub SENAI de Inovação, representa uma nova etapa de modernização digital, com o objetivo de capacitar os colaboradores de toda a instituição para o uso das novas ferramentas tecnológicas. Henry Meister, gestor do Hub de Inovação, destaca que o programa foi desenvolvido em conjunto com a direção regional e prevê uma trilha de capacitação digital, que oferecerá diversos cursos voltados ao aperfeiçoamento das competências digitais para toda a rede de colaboradores do SENAI-MA.
“Esse é o nosso primeiro curso e nós teremos outros sobre esse processo. Por exemplo, teremos cursos de inteligência artificial, criação de agentes de IA, outros voltados para tecnologias emergentes, para que a gente consiga também levar isso para o mercado”, disse Henry. O plano busca modernizar os processos internos, mas também fortalecer o SENAI-MA para oferecer soluções cada vez mais tecnológicas para a indústria maranhense.
O diretor regional do SENAI, Raimundo Arruda, afirma que este é um momento de capacitar os colaboradores, para entender as demandas que existem na indústria maranhense, especialmente diante do processo de transformação tecnológica. O diretor destacou também que o Hub SENAI de inovação será um espaço para trabalho colaborativo, acessível para além dos alunos e instrutores do SENAI, incluindo as universidades, pesquisadores independentes e empresas interessadas em aplicar conhecimento tecnológico. “Queremos articular todo esse conhecimento com o objetivo de atender a indústria do nosso estado, criando um ecossistema de educação, ciência e tecnologia”, afirmou Arruda.
O presidente da FIEMA, Edilson Baldez, reforçou o compromisso da instituição com a modernização e a inovação, afirmando que a digitalização é um caminho inevitável e essencial para tornar a indústria maranhense mais eficiente, competitiva e preparada para os desafios do futuro.
—
ATENDIMENTO À IMPRENSA
Coordenadoria de Comunicação e Eventos do Sistema FIEMA
Camylle Santana 3031-0104 (Ramal 1412)
imprensa@fiema.org.br


