O espaço é voltado para educação, inclusão digital e acesso à informação
TUNTUM – O Serviço Social da Indústria (SESI-MA) inaugurou em Tuntum, dia 22/11, a 25ª unidade da Indústria do Conhecimento. O objetivo é democratizar o conhecimento e promover o desenvolvimento social por meio da educação, inclusão digital e acesso à informação. A nova unidade recebeu o nome da professora Isabel Andrade Araújo em homenagem à sua trajetória dedicada ao ensino da língua inglesa e à formação cidadã no município.
A mais nova unidade da Indústria do Conhecimento está instalada em uma área de 505 m², com 94 m² de área construída, em um terreno cedido pela Prefeitura Municipal de Tuntum, na Praça de Eventos Waldir Bor. O centro cultural oferece biblioteca com acervo de 1.500 livros, abrangendo literatura infantil e juvenil, clássicos brasileiros e estrangeiros, além de livros didáticos, enciclopédias e dicionários. Também conta com ambiente de inclusão digital equipado com computadores conectados à internet para pesquisas, estudos e atividades educativas.
Durante o evento de inauguração, foi entregue aos familiares da professora uma placa em sua homenagem, como gesto de reconhecimento da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e do SESI à sua contribuição para a educação em Tuntum. A cerimônia de inauguração reuniu o viúvo, irmãos, filhos e netos da homenageada. “Estamos muito felizes por essa homenagem à minha avó. Toda a família está muito feliz e honrada por ela estar fazendo parte dessa transformação que a Indústria do Conhecimento vai fazer na vida de muitas crianças, adolescentes e todas as pessoas que queiram crescer nesse processo de ensino e aprendizagem”, disse a neta Anna Caroline Silva Araújo.
Durante a cerimônia de inauguração estiveram presentes Edilson Baldez, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e diretor regional do SESI; o superintendente da FIEMA e superintendente interino do SESI, César Miranda; o prefeito de Tuntum, Fernando Pessoa; Ana Izabel Fernandes Azevedo, secretária municipal de Indústria e Comércio e prima da homenageada; Cláudio Azevedo, vice-presidente executivo da FIEMA e presidente do CIEMA; Vanda Marli, coordenadora de Educação do SESI-MA; Tânia Miyake, Ana Rute Nunes e Oswaldo Pavão, diretores da FIEMA; Joanas Alves da Silva, 2° secretário da Federação; Luís dos Santos Lima e Antônio Rodrigues Carvalho, conselheiros fiscais efetivo e suplente da FIEMA, respectivamente; Adilson Reis, gerente do SENAI Caxias, secretários municipais de Tuntum, vereadores e professores.
DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO – Baldez disse que a obra é fruto de um investimento de R$ 700 mil, com recursos próprios, aplicados na construção da unidade e em equipamentos. “Este centro cultural multimeios estimula a leitura, a cultura e a inclusão digital, o que favorece a consciência e a sensibilização para questões sociais. É uma honra podermos homenagear uma profissional que contribuiu de forma decisiva para o desenvolvimento educacional e cultural deste município”, falou Baldez. O superintendente da FIEMA e superintendente interino do SESI, César Miranda, disse que o SESI é um instrumento difusor de saúde, de proteção social e um transformador da educação em nosso estado e no país. “Que este novo ambiente cultural sirva como trampolim para que os jovens desta cidade possam sonhar e realizar mudanças na projeção dos seus futuros”, desejou.
O prefeito de Tuntum, Fernando Pessoa, agradeceu à FIEMA e ao SESI pela entrega da unidade e acrescentou que a obra beneficia os jovens e a comunidade, gera oportunidades de estudo, pesquisa e e renda. “Desejo que a unidade traga avanços educacionais e sociais para Tuntum”, frisou o prefeito. O presidente do CIEMA e vice-presidente executivo da FIEMA, Cláudio Azevedo, destacou que espaço servirá como ponto de partida para pesquisa, criatividade e preparação digital dos jovens, especialmente aqueles sem acesso a livros e a computadores. Ana Izabel Azevedo, enfatizou o legado da sua prima e professora Isabel Andrade na educação local e acrescentou que a entrega da unidade é um momento muito especial para Tuntum.
Além da unidade inaugurada em Tuntum, o SESI anunciou a construção de outras seis unidades da Indústria do Conhecimento, o que amplia a rede de espaços dedicados à democratização do conhecimento, cultura e tecnologia em municípios maranhenses. A Indústria do Conhecimento está estruturada para ser um ambiente multimeios de cultura, pesquisa e aprendizado, com oferta de oficinas, palestras e atividades voltadas para educação, empreendedorismo e geração de renda, em parceria com outras instituições, artesãos locais e escolas.



