Evento discutiu riscos psicossociais, mudanças na legislação trabalhista e soluções inovadoras
SÃO LUÍS — A saúde mental no ambiente de trabalho deixou de ser apenas uma recomendação de boas práticas e passou a ocupar o centro das exigências legais e estratégicas das empresas. Atento a esse cenário, o Serviço Social da Indústria do Maranhão (SESI-MA) realizou, nesta quarta-feira (14), o Workshop Saúde Mental & NR-01 + Hub Day SESI, reunindo profissionais das áreas de saúde, segurança do trabalho, recursos humanos e representantes da indústria na sede da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA).
O encontro teve como foco a discussão sobre saúde mental, riscos psicossociais, a Norma Regulamentadora nº 1 (NR-01) e a inovação aplicada à saúde no ambiente industrial. O debate ocorre em um momento de mudanças significativas na legislação trabalhista. Uma portaria atualizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego em 2024 incluiu oficialmente a gestão de riscos psicossociais no escopo da NR-01. A partir de maio de 2026, as empresas serão obrigadas a identificar, avaliar e monitorar fatores que possam impactar diretamente a saúde emocional dos trabalhadores.
Durante o workshop, o médico do trabalho do SESI Departamento Nacional, Ricardo Dantas Monteiro, ministrou palestra sobre os principais pontos da atualização da norma e destacou a complexidade do tema. “A saúde mental é uma questão muito multicausal, uma questão complexa, que também deve ser abordada no ambiente de trabalho, não apenas pelo adoecimento individual”, afirmou.
Os dados reforçam a urgência do debate. No Maranhão, em 2024, quase 4 mil trabalhadores foram afastados por transtornos mentais, como ansiedade e depressão, segundo informações do Ministério da Previdência Social.
Para a superintendente do SESI-MA, Regina Sodré, o propósito do evento foi ampliar a compreensão dos empresários sobre o tema e estimular mudanças práticas. “O objetivo é trazer as informações para entendimento de todos para que as pessoas consigam ter um ambiente mais saudável e se sintam confortáveis nesse ambiente”, disse. Ela destacou ainda que a iniciativa dialoga com o Janeiro Branco, campanha dedicada à saúde mental.




