Ação integra campanha nacional com 3 mil doses aplicadas em sete municípios industriais
SÃO LUÍS – O Serviço Social da Indústria (SESI-MA) realizou, na sexta-feira (23), o Dia D de Vacinação do Trabalhador da Indústria, uma grande mobilização nacional voltada à imunização de trabalhadores em todo o país. No Maranhão, a ação envolveu 30 empresas industriais em sete municípios, com a aplicação de doses em 3 mil trabalhadores.
A mobilização foi iniciada simbolicamente na sede da Cimento Bravo, no bairro Vila Maranhão, em São Luís, com a presença do superintendente regional do SESI-MA, Diogo Lima. No local, cerca de 100 trabalhadores foram imunizados até o final do dia.
Participaram da ação, a Maity Bioenergia, Titara, Matsuda, Alfa Engenharia e JC Ambiental, além de outras empresas em municípios como Imperatriz, Campestre, Açailândia, Caxias, Rosário e Bacabeira.
O superintendente do SESI-MA, Diogo Lima, destacou a relevância da ação. “Para nós do SESI, quando temos a oportunidade de estar no chão de fábrica, cuidando diretamente do trabalhador da indústria, é um dia especial. E hoje é um dia como esse”. Diogo também enfatizou que a imunização dos trabalhadores é estratégica para o desenvolvimento do país. “A imunização dos trabalhadores, de todos os cidadãos brasileiros, é fundamental para termos um país com menos absenteísmo, mais saúde, livre de doenças sazonais ou que já deveriam estar erradicadas”.
A campanha é uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com o SESI Nacional e o Conselho Nacional do SESI, e conta com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde e do Governo do Maranhão. Entre as vacinas oferecidas estão Influenza (gripe), febre amarela, Tríplice Viral, Dupla adulto dT e hepatite B, fortalecendo a prevenção e a saúde no ambiente industrial.
Durante a ação, a coordenadora de doenças imunopreveníveis da Secretaria de Estado da Saúde do MA, Halice Figueiredo, reforçou a importância da parceria com o SESI. “O Governo do Estado sempre anda de mãos dadas com seus parceiros, e o SESI é esse parceiro desde o início da Covid-19. Tivemos uma celeridade na vacinação por conta dessa união, e seguimos fortalecendo a imunização e a saúde dos trabalhadores da indústria.” Ela também destacou que a vacinação continuará mesmo após o Dia D. “Temos vacinas disponíveis o ano inteiro para os grupos prioritários. Nossa meta é vacinar 90% dessas pessoas e manter a população protegida.”
TRABALHADOR IMUNIZADO – A iniciativa foi bem recebida entre os trabalhadores da CIMAR (Cimento Bravo). Para Andrew Said Gomes Ferreira, 45 anos, técnico de manutenção elétrica com 11 anos de casa, vacinar-se dentro da própria empresa é sinônimo de segurança. “Já me vacinei várias vezes. É importante que a pessoa esteja imunizada. E aí, com isso, você evita adquirir algumas doenças, trabalha melhor e bem mais seguro. E também não leva nenhuma virose para casa”.
De Brasília, o superintendente nacional do SESI, Emmanuel Lacerda, enviou uma mensagem a todos os Departamentos Regionais envolvidos na campanha, inclusive o Maranhão. “Estamos estabelecendo um novo patamar na nossa operação de imunização a partir de uma ação coordenada em todo o Brasil, com articulação nos três entes federativos do SUS. Isso deve nos encher de orgulho, pois reafirma o nosso compromisso de entrega de valor para as nossas indústrias e trabalhadores”.
O SESI-MA tem atuado como parceiro estratégico na promoção da saúde no ambiente industrial. Desde o início da pandemia de Covid-19, a instituição tem colaborado com o poder público estadual e municipal em campanhas de imunização, contribuindo para a ampliação da cobertura vacinal entre os trabalhadores da indústria. A parceria se mantém com ações contínuas voltadas à prevenção de doenças e à redução do absenteísmo nas empresas.