34 alunos concluíram o Ensino Médio e o curso de Instalador Elétrico Residencial
O Serviço Social da Indústria (SESI) segue promovendo mudanças significativas na vida dos trabalhadores maranhenses por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA Profissionalizante). Na última sexta-feira (21), 34 alunos concluíram o Ensino Médio e o curso de Instalador Elétrico Residencial, com carga horária de 160 horas, no município de Rosário.
Entre os formandos, 05 são funcionários da indústria CAVAN e 29 pertencem à comunidade local. A iniciativa contou com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Maranhão (SENAI-MA), fortalecendo a qualificação profissional na região.
A cerimônia foi marcada por depoimentos emocionantes de alunos que viram na educação uma oportunidade de transformação. Lucivaldo Ribeiro, operador de máquina na CAVAN há 13 anos, celebrou a realização de um sonho. “Sempre quis concluir meus estudos. Agradeço ao SESI e à CAVAN por essa oportunidade. Mesmo cansado do trabalho, não desisti e hoje estou realizado”, declarou.
Jorisan Correa Santos, operador de central de concreto da CAVAN, também compartilhou sua história. “Comecei a trabalhar cedo para ajudar minha avó e precisei interromper os estudos. Hoje sou o homem mais feliz do mundo por concluir o ensino médio e acreditar que posso me formar em Educação Física e dar aulas”, afirmou.
Outro exemplo inspirador foi Anildes Gonçalo Silva, autônoma, mãe de dois filhos e avó de três netos. Aos 52 anos, celebrou sua conquista com entusiasmo. “Nunca é tarde para recomeçar. Hoje estou me formando no ensino médio e ainda conquistei um curso profissionalizante. Agora meu objetivo é cursar Psicologia”, revelou emocionada.
Impacto na Indústria e na Comunidade
O coordenador de Saúde, Meio Ambiente e Segurança (SMS) da CAVAN, Tenório Calvet, destacou a importância da parceria com SESI e SENAI. “Muitos funcionários da nossa empresa não tinham escolaridade completa. Quando o SESI nos apresentou o EJA, vimos uma grande oportunidade de qualificar nossos colaboradores. Isso os motiva, seja para buscar uma graduação ou alcançar uma promoção”, explicou.
A coordenadora de Educação do SESI-MA, Vanda Marli, reforçou o compromisso da instituição com a educação. “O SESI está presente em todo o país, atuando principalmente em educação, saúde e segurança na indústria. A educação é um caminho contínuo, e momentos como este demonstram que nunca é tarde para aprender e crescer”, destacou.
A gerente do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) do SENAI em Rosário, Josilene Moss, ressaltou o impacto da capacitação profissional na vida dos trabalhadores. “O SENAI tem um compromisso com a qualificação e empregabilidade. Ver esses alunos concluindo essa etapa e adquirindo uma profissão é gratificante, pois sabemos que isso abrirá portas para novas oportunidades no mercado de trabalho”, afirmou.
O vice-presidente executivo da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão, Celso Gonçalo, que representou o presidente da FIEMA na cerimônia, também destacou a importância da educação para o desenvolvimento da indústria. “A qualificação profissional é essencial para fortalecer a economia do nosso estado. O SESI e o SENAI têm um papel fundamental nesse processo, proporcionando aos trabalhadores o conhecimento necessário para crescerem profissionalmente e contribuírem com suas empresas e comunidades”, pontuou.
A cerimônia de formatura reuniu representantes das instituições envolvidas, incluindo a gerente do SESI em Rosário, Leidyane Coelho; Franklin Costa, analista pedagogo do SENAI; o coordenador de Saúde, Meio Ambiente e Segurança (SMS) da CAVAN, Tenório Calvet; o secretário municipal de Ciência e Tecnologia de Rosário, David William e familiares dos formandos.