Localizado ao Sul da cidade de Tuntum, a cerca de 175 km da sede do município, fica o distrito de São Joaquim dos Melos e os povoados de Santa Rosa, São Lourenço e Campo Largo, aonde fica o Oásis do Sertão, um refúgio acolhedor que se destaca pela sua forte vocação para o turismo rural, no seu relevo estão as nascentes de diversos riachos, principalmente do Riacho Tuntum que é a espinha dorsal do município, o Riacho corta ao meio todo território tuntuense, o local geográfico onde o corpo d’água do Riacho deságua, é a barragem do rio flores, o Caribe de águas azul turquesa, que é outro ponto turístico indescritível do município.
O município de Tuntum se encontra em uma zona de transição dos climas do semiárido do interior do Nordeste, para um úmido equatorial da Amazônia, por ter maior extensão no sentido norte sul, apresenta diferenças climáticas e pluviométricas.
As bacias hidrográficas dos Rios Itapecuru e Mearim, são os Rio Alpercata e o Flores que drenam suas áreas, esses Rios são respectivamente afluentes dos Rio Itapecuru e Mearim.
O município de Tuntum tem o Bioma diversificado, onde se cruzam o Cerrado, Floresta, Rochas, Águas e história. A biodiversidade é de uma riqueza imensurável.
O Distrito de São Joaquim dos Melos está inserido na Região Turística do Riacho Maravilha e do Rio Alpercata, esses tributários cursos D’água ficam localizados na área fronteiriça dos municípios de Mirador e Fernando Falcão bem ao Sul de Tuntum
O inefável Oásis tuntuense, oferece uma experiência autêntica, unindo natureza, cultura e tradição do campo, mostrando que o verdadeiro paraíso pode estar mais perto do que imaginamos. Uma experiência transformadora, essencial para quem busca viver o turismo em sua essência, no meio da imensidão do cerrado tuntuense, o turista se depara com um Oásis quase surreal, surpreende pelo visual que é moldada por suas belezas naturais, que incluem mais do que paisagens, além de ser uma região romântica e sem muitas aglomerações.
Os sertanejos da região estão preservando a natureza, uma cultura genuína, com tradições que se manifestam nas receitas e no modo de vida local.
Tranquilidade e Clima Ameno.
O Rio Alpercata e os Riachos do entorno de São Joaquim, São Lourenço, Santa Rosa e Campo Largo, impressionam com as suas águas cristalinas, vegetação preservada, Ideal para contemplação, banhos relaxantes em ambiente paradisíaco, natural, recinto perfeito para quem busca um contato mais próximo com a uma natureza exuberante, águas tranquilas e experiências autênticas, tornando-se um destino singular e inesquecível.
As visitas guiadas permitem ao turista saborear a culinária rural com forte influência em tradição caipira, os restaurantes preservam receitas que passaram de geração em geração.
Como chegar a São Joaquim dos Melos.
Ao ver os cenários através das imagens, não imagine uma região inóspita, é comum pensarmos se tratar de um lugar de difícil acesso e ainda isolado. Não se engane! Chegar a esse paraíso ecológico é bem fácil! O Distrito de São Joaquim dos Melos, a sua área limítrofes e dos povoados de São Lourenço, Santa Rosa e Campo novo, compartilham as suas fronteiras com os Municípios de: Mirador, Fernando Falcão e Barra do Corda, por todos esses municípios se chega a São Joaquim, as estradas vicinais são bem conhecidas, conservadas, a mão do governo municipal tem alcançado todos esses povoados de uma forma bem generosa.
Tuntum é sinônimo de ecoturismo e sustentabilidade.
Morar no sertão tuntuense é viver perto da natureza. As pessoas são acolhedoras, os povoados são calmo. O dia passa devagar, ao som do rio, dos riachos e do vento. Quem trabalha com turismo ou gosta de viver em contato com a natureza, encontra aqui um bom lugar para relaxar bem sossegado.
Tuntum com as suas águas cristalinas, azuis, verde esmeralda, fazem do Município um paraíso natural para quem busca contato com a natureza e experiências únicas.